FAST – FESTIVAL ARTISTICO SHOW DE TALENTOS (2004-2014)

Realizado na Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão, durante 11 anos consecutivos, o FAST constituiu-se em potente estratégia de ensino por meio da Arte (Canto, Dança, Desenho, Música, Teatro e outras). A interdisciplinaridade era vivenciada de fora lúdica em prol do desenvolvimento integral de crianças e jovens estudantes da rede pública municipal de ensino de Teresina, em especial da Escola Cordão – como é carinhosamente conhecida. Em formato de Festival/Gincana, o evento potencializou as práxis artístico~educativas realizadas naquela escola, envolvendo todas as pessoas daquela comunidade: estudantes, professoras/es, famílias, amigas/os, gestoras/es e demais funcionárias/os terceirizadas/os, fluindo para um enorme e importante processo colaborativo entre todas/os as/os agentes envolvidas/os, da escola à comunidade em geral.

ESTAÇÃO CORDÃO DE CULTURA (2014-2015)

Em parceria com a Associação dos Amigos do Bale da Cidade de Teresina (AABCT) e a Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV) o projeto “Estação Cordão de Cultura” foi uma iniciativa que ofertou cursos gratuitos de: Dança, Canto, Teatro, Fotografia, Metodologia do Ensino da Dança e Processos de Criação em Dança, atingindo, diretamente, mais de 400 estudantes por semestre, crianças e jovens que experimentaram, por meio de Artes, diferentes possibilidades de não só imaginar, mas criar novos mundos possíveis. Durante dois anos seguidos este projeto colaborou para a formação pessoal, educacional, artística, afetiva e profissional de diversas crianças e jovens estudantes teresinenses.

OFICINAS PERMANENTES (Desde 2016)

Sempre com a colaboração das famílias das/os estudantes, bem como das pessoas associadas, a partir de 2016 foram mantidas oficinas anuais para crianças e jovens desenvolverem suas formações, estudos e pesquisas em dança e/ou outras linguagens artísticas, o que culminou na formação de muitas/os cidadãs/aos que produzem e fruem melhor a sua própria cultura. Também atuou na formação de artistas profissionais, que vem colaborando em diversos e diferentes lugares/instituições teresinenses/piauienses.

ANDANÇAS (2016)

Projeto aprovado em edital público promovido pela Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), que levou ações artístico~educativas para os 07 bairros teresinenses considerados como de maiores índices de vulnerabilidade social. Constituindo-se como um dos frutos da Estação Cordão de Cultura, este projeto objetivou também o fomento da inserção de jovens artistas no mercado de trabalho, por meio de espetáculos, palestras, oficinas, e debates sobre artes, em especial a Dança e sua possível utilização para o desenvolvimento pessoal, educacional, artístico, afetivo, profissional e outros.

CORDÃO DE CULTURA (2021)

Projeto contemplado pelo Prêmio Maria da Inglaterra (Lei Aldir Blanc) que promoveu rodas de conversas sobre a formação de jovens artistas piauienses, incluindo expressões de cultura afro-brasileira e pessoas com deficiência. Objetivou a aquisição e doação de 150 exemplares do livro: Arte, Educação e Inclusão – 10 anos do Cordão Grupo de Dança, de Roberto Freitas e Flavio Brebis, lançado em 2018. A doação foi destinada a instituições públicas como bibliotecas e espaços culturais de Teresina bem como de algumas cidades do interior do Piauí, e contou com a participação da/o palestrante: Auria Nascimento (artista negra) e Robson Plácido (artista com deficiência física) – ex-integrantes do Cordão Grupo de Dança.

OFICINA JOGOS DE DANÇA PARA CRIANÇAS (2021)

Oportunizada como contrapartida ao recurso recebido via Lei Aldir Blanc/Teresina, edital 10/2020 da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC/PMT), referente a Concessão Financeira a Manutenção de Espaço e Território cultural, esta oficina foi direcionada, prioritária, mas não exclusivamente, para estudantes das escolas públicas municipais de Teresina. Esta oficina, por meio de encontros remotos, via plataforma google meet, propôs formas de compartilhar e vivenciar possibilidades de se fazer dança e de dançar em casa, enfatizando a infância e suas possíveis brincadeiras e jogos corporais – de Dança.

RESIDÊNCIA MEMORAR ~ quando as lembranças te movem (2021)

Residência artística também oportunizada como contrapartida ao recurso recebido via Lei Aldir Blanc/Teresina, edital 10/2020, da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC/PMT). Os encontros aconteceram em 60 horas de duração, de forma remota, via plataforma google meet e buscaram um público de jovens dançantes para compartilhar memórias corporais e vivenciar possíveis afetividades que brotam destas memórias e movem os corpos, potencializando a vida e a dança destas pessoas, principalmente em tempos de pandemia de coronavírus e todo o distanciamento social provocado por esta. Lembranças encarnadas que movem corpos, pensamentos, palavras, emoções…

APOIO EM EVENTOS E OUTROS PROJETOS

A ACORDA, na medida do possível, por meio de apresentações, palestras ou mesmo apoio financeiro, procura se articular com projetos artísticos e/ou educativos que possam auxiliar na formação integral de crianças e jovens. Neste sentido, já nos conectamos a diversos e diferentes projetos como: Salão do Livro Piauiense (SALIPI – 2011 a 2014); Semana de Prevenção ao uso de Drogas (SEMJUV – 2013); Festival Artes de Março (Teresina Shopping – 2015); Projeto Trânsito é Vida (STRANS – 2015); Lançamento da Campanha da Fraternidade (Arquidiocese de Teresina – 2018); Ciclo de Estudos Usina das Juventudes (OBJUVE/CCE-UFPI – 2018); dentre outros como:

PROJETO MPT NA ESCOLA (2016) que, em parceria com o Ministério Público, teve como foco o combate ao trabalho infantil – produção/criação, apresentação e premiação da obra: “TRABALHO INFANTIL, N A O ~”.

Lançamento do Livro: Arte, Educação e Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança (2018) – que trata sobre a utilização de estratégias de Arte~Educação em processos de formação escolar, tendo como plano de pensamentos a história dos primeiros 10 anos do Cordão Grupo de Dança.

I ENCONTRO PIAUÍ PORTUGAL (2019) – que levou o Cordão Grupo de Dança a se apresentar em Lisboa – Portugal, com o trabalho “PIAUÍ”, de Roberto Freitas, representando a cultura piauiense em evento internacional.

Lançamento do E-book: Componente Curricular Dança – uma proposta para o Ensino Fundamental(2020) – que trata sobre o ensino de Dança como disciplina no currículo da Educação Básica no Brasil – como requisitado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Lançamento do E-book: Produção Textual em Dança escrita por piauienses (2021), de Roberto Freitas e Ireno Gomes da Silva Junior – que apresenta um mapeamento de pesquisas/estudos produzidos sobre Dança, escritas por piauienses, colocando em pauta a problematização de não se ter uma graduação nesta área de conhecimento, em todo território piauiense, e suas consequências.